629d81873fe84ecc17e4b4eb35dcaa6e.jpg

Brasil | Amazonas

3 Dias

Amazônia

Roteiro sugerido nos quais todos os detalhes podem ser adaptados de acordo com os interesses e expectativas de cada viajante.

sob consulta

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Resumo

Roteiro sugerido nos quais todos os detalhes podem ser adaptados de acordo com os interesses e expectativas de cada viajante.

Arquipélago de Anavilhanas é um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo e fica dentro do nosso Brasil, mais especificamente no Rio Negro, na Amazônia, entre Manaus e o município de Novo Airão.   

São mais de 400 ilhas que formam um ecossistema super rico, com destaque para a presença dos botos cor de rosa que pulam por todos os cantos.

É um paraíso para quem gosta de natureza e fotografia.

Roteiro

1 dia:  City-tour inteiro passeios dentro de Manaus:

-Mercado Municipal

-Teatro Amazonas

-Praça São Sebastião e seus arredores

-Ponta Negra

 

2 dia:  Passeio de barco com as seguintes paradas:

-Encontro das águas dos rios Negro e Solimões

-Árvore Gigante

-Almoço no restaurante flutuante

-Nado com botos

-Visita a aldeia indígena

 

3 dia: Passeio Pesca de Piranhas e Focagem de Jacarés

Hotéis

HOTÉIS EM MANAUS

 

O centro histórico é a área mais interessante da cidade para fins turísticos, e estão localizados no entorno do Teatro Amazonas, e de onde  saem os passeios de barco pelos rios Negro e Solimões.

- Hotel Go Inn Manaus

- Seringal Hotel

- Hotel Villa Amazonia

 

HOTEIS DE SELVA

Manaus é o ponto de partida para você se hospedar em alguns dos melhores hotéis e lodges da Floresta Amazônica

É viver a experiência da hospedagem no meio da Floresta Amazônica em alojamentos típicos de áreas selvagens totalmente integrada com a paisagem natural e oferecem atividades pescaria de piranhas, caminhadas pela floresta, visita à casa de um caboclo, entre diversos outros.

- Anavilhanas Lodge  no rio Negro

- Amazon Ecopark Lodge no rio Tarumã afluente do rio Negro

- Juma Amazon Lodge  no rio Juma afuente do Rio Negro

- Amazon Arowana Lodge no rio Mamori ideal para pesca esportiva

Dicas

Ecoturismo e natureza são a motivação de viagem para o turista que visita o Amazonas.

Amazonas abriga a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade no planeta

 

A Amazonia concentra mais da metade das florestas tropicais do planeta.

O Brasil possui diferentes biomas, e e bioma da Amazonia é considerado o maior bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, corresponde a quase metade do território nacional

 

Manaus é a porta de entrada da Floresta Amazônica.

Viajar para Manaus, capital do Amazonas, é a chance de ver de perto e encantar-se com espetacular biodiversidade.

Hoje, já ha serviços especializados que promovem tours guiados por diferentes partes da Floresta Amazônica e arredores.

O turista que visita o local pode aguardar experiências únicas.

 

Aqui listamos 8 dicas de programas imperdíveis.

1-passeios de barco: Os rios da Amazônia são a melhor maneira de conhecer a floresta e observar os animais da região. Os passeios fluviais são realizados nos rios, igarapés e igapós, sendo possível realizá-los em barco motorizado, canoas a remo, durante o dia e a noite também.

2-arvorismo para  ter uma visão privilegiada da maior floresta tropical do mundo.

É possível escalar árvores como Samaúma, Amapazeiro, Angelim e Macucu, acompanhados por condutores e com toda a segurança.

3-cachoeiras de Presidente Figueredo, cidade a 100 km de Manaus que ostenta nada menos que 159 cachoeiras, 7 corredeiras, 9 cavernas e grutas.

É um dos destinos brasileiros ideias para turismo de aventura e ecoturismo, com opções de esportes como rapel, rafting, tirolesa, bóia-cross, caiaque, arvorismo e trilhas na selva.

4-Encontro das Aguas, O fenômeno hidrológico da confluência dos rios Negro e Solimões.

Rio Negro nasce na Colombia , o rio Solimoes nasce no Peru corre ao encontro doSolimões, logo abaixo de Manaus, para formar o Amazonas.

A verdadeira nascente do rio Amazonas está no córrego Carhuasanta, também localizado no Peru, e que é alimentado justamente pelo derretimento da neve do Nevado Mismi.

5-Pescar A pesca esportiva é outra atividade muito praticada na região amazônica devido a grande variedade de peixes existentes.

A região de Barcelos é muito recomendada para a pesca.

6- Fazer trilhas Caminhadas na floresta é outro grande atrativo da Amazônia e são feitas mata em terra firme.

7- Anavilhanas: -Arquipélago de Anavilhanas reúne aproximadamente 400 ilhas, sendo um dos maiores conjuntos de ilhas em água doce do planeta.

As ilhas são cobertas com floresta virgem e seus ecossistemas incluem igarapés, canais, lagos e milhares de árvores exuberantes. A fauna é tão rica quanto: garças, araras, bacuraus, jaguatiricas, jacarés, macacos, botos e cerca de 500 espécies de peixes.

8- Saborear os pratos típicos;. a culinária amazonense valoriza, acima de tudo, o pescado. As principais espécies consumidas são o tambaqui, tucunaré, pirarucu, jaraqui, pacu e matrinchã, que são transformados em pratos típicos, servidos fritos, assados ou cozidos

SANTAREM, PARA

 

Santarem, no Pará, está localizada no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus, e oferece belas atrações turísticas incluídas pela biodiversidade da Amazônia, com áreas de floresta tropical, grandes rios, igapós e cerrado.

Os principais atrativos turísticos de Santarém, são:

 

1- Alter do Chão que já foi considerada a mais bela praia fluvial do mundo

Na época da vazante,de agosto a janeiro,  o nível dos rios baixa muito e as belas praias do rio Tapajós se mostram, formando cenários paradisíacos.

Alter do Chão tem praias fluviais que aparecem

Apelidada de Caribe da Amazônia, a vila de Alter do Chão tem a praia que foi considerada por algumas revistas como a “mais bela praia fluvial do mundo”.

A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do rio Tapajós entre os meses de agosto e janeiro, onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul-turquesa e areias brancas.

Pequenos barcos e canoas atravessam os turistas que passam o dia na ilha paradisíaca, onde há árvores e cabanas cobertas de palha.

A vila fica a 35 km do centro de Santarém, com acesso asfaltado, onde é possível chegar de táxi ou por linha de ônibus, que passa pelas ruas do centro.

 

 

2- O encontro das águas azuis do rio Tapajós com as águas barrentas do Amazonas.

Assim como Manaus, Santarém também tem seu encontro das águas. A cidade se encontra junto à foz do rio Tapajós, onde suas águas azuis se juntam com as águas barrentas do Amazonas.

Este fenômeno pode ser visto a partir do mirante, próximo à orla ou através de passeios de barco, que saem do Terminal Fluvial Turístico diariamente. Neste passeio, o visitante conhece também vários canais do rio Amazonas, como o Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.

 

3- A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se pode ver trechos naturais da floresta Amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma, entre tantas outras espécies.

Além da floresta a área conta com terras ribeirinhas com seus igapós, lagos, onde se pode avistar jacarés e pássaros.

 

4- Calçadão da Orla do Rio Tapajós

O calçadão da orla de Santarém é o ponto de encontro da cidade, principalmente à tardinha e a noite, quando o forte calor da região diminui e as pessoas saem para caminhar, comer fora, pescar no Rio Tapajós ou simplesmente passear.

 

As melhores opções de hospedagem em Santarém se encontram na orla do Rio Tapajós, próximo ao calçadão e ao comércio; e no distrito de Alter do Chão, que conta com um bom número de pousadas.

Assim como toda Amazônia, Santarém conta com dois períodos bem distintos.

Na época das cheias a cidade fica mais bela, quando o Rio Tapajós atinge seu nível máximo, emparelhando como o calçadão. Já as praias do Rio Tapajós, como Alter do Chão perdem seu encanto, pois a água encobre as praias.

 

BELEM

Belém proporciona, também, diversas possibilidades de cultura e lazer, e uma das sete maravilhas do Brasil, e outra porta de entrada da Amazônia.

Belém é a capital do estado do Pará. A cidade é classificada como uma das capitais com melhor qualidade de vida do país.

 

Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial e, tem importantes monumentos, parques e museus.

 

Alguns dos pontos turísticos da cidade são:

1- Teatro da Paz

2- Museu Paraense Emílio Goeldi

3- Complexo do Mercado do Ver-o-Peso:  composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio, relógio original da Inglaterra, Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. O mercado de Ferro, que completa o Ver-o-Peso, foi todo transportado da Inglaterra e eleito uma das sete maravilhas do Brasil.

4- Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré: é a única basílica da Amazônia Brasileira

5- Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre, onde se encontra a Igreja e o Museu de Arte Sacra do Pará, considerado um dos mais belos do Brasil.

6- Estação das Docas: é um complexo de arte, lazer e gastronomia. A Estação como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial onde saem os passeios de barco pela orla de Belem.

7- Centro histórico de Belém:

O bairro da Cidade Velha, no centro de Belém, conta com um belo cenário de construções antigas do auge do Ciclo da Borracha, entre elas, o Teatro da Paz, a Catedral da Sé e a Basílica de Nazaré.

8- Bioparque Amazônia Safari – Belém.O parque conta com zoológico e museu em uma área de aproximadamente 80 hectares, rica em espécies de fauna e flora nativas, uma mostra fiel do ecossistema Amazônico, acessada através de trilhas.

A caminhada completa dura quase 2 horas, acompanhada por um guia, que explica tudo sobre a biodiversidade do parque.

Localização: 20 Km do centro de Belém.

9- Feira do Açaí, que acontece todas as madrugadas ao lado do Ver-o-Peso.

10- Complexo Feliz Lusitânia, e os históricos Forte do Presépio, Casa das 11 Janelas e o imperdível Museu do Encontro.

O Museu do Encontro – dentro do Forte do Presépio estão expostas as cerâmicas tapajônicas e marajoaras raríssimas.

11- Ilha do Combu: Um dos passeios imperdíveis para quem vai para Belém do Pará é visitar a Ilha do Combu, que fica a cerca de 15 minutos de barco da capital do estado.

A ilha é a mais próxima de Belém e é muito conhecida pela produção de açaí e cacau.

12- Ilha do Marajó: existe um barco rápido que faz a travessia Belém – Ilha de Marajó em menos de 2 horas. O catamarã da Tapajós Expresso Hidroviário tem capacidade para 150 pessoas e sai diariamente às 8h da manhã do Terminal Hidroviário de Belém.

A Ilha de Marajó fica no estado do Pará, e está localizada no encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.

O clima na Ilha de Marajó é de chuva, e assim como na maioria das regiões amazônicas, quase 2/3 da Ilha fica alagada durante a estação chuvosa. Isso pode prejudicar sua viagem, já que fica difícil curtir os principais passeios do Marajó debaixo de chuva.

Portanto, a melhor época para visitar a Ilha de Marajó é durante o inverno, de junho a janeiro, período em que não chove tanto e o calor não é tão insuportável assim.

 

Quando visitar :

O período da cheia normalmente vai de Abril a Julho e é quando formam-se mais igapós devido parte da floresta próxima aos rios ficar submersa.

 

O período de seca ocorre normalmente de outubro a Dezembro, quando os rios estão mais baixos e pode-se observar mais praias fluviais e algumas cachoeiras. Normalmente de Janeiro a Março há maior incidência de chuvas e acaba sendo um período de transição entre a epoca da seca e da cheia. Nos últimos anos o período e a intensidade das chuvas tem mudado bastante e não podemos dizer ao certo quais são os meses de cada estação.

Há muitos passeios que podem ser feitos como: visitar tribos indígenas, trilhas pela mata, ver os botos-cor-de-rosa, pesca de piranha, pesca esportiva, focagem noturna, observação de jacarés, entre outros. Como podem ver o principal foco é o ecoturismo, tendo opções para todos os gostos e estilos. Não é a toa que turistas de todas as partes do mundo vem até o estado só para conhecer a Amazônia, já que é considerado o pulmão do mundo.

 
 
 

destinos brasileiros para estrangeiros

Mora no exterior e quer conhecer o Brasil com um guia exclusivo? A Antaris Travel te leva muito além de um passeio.

Solicite um contato

Como prefere ser contatado?

Obrigado! Em breve entraremos em contato!

Conheça outros destinos brasileiros

destinos por estilo de viagem

Vai viajar a dois? Quer uma super aventura? Vai com os filhos? A Antaris Travel tem super dicas de diversos destinos para você! Oferecemos mais de 300 destinos no Brasil e no mundo!

Brasil

Mundo

Cruzeiros

Lua de Mel

Religioso

enoturismo